Chegamos ao final da primeira lição do Programa de Nivelamento em Biologia.
Acesse os menus abaixo de curiosidades e exercícios resolvidos.
Espero você na próxima lição.


Curiosidades


Teoria Endossimbiótica

A Hipótese da Endossimbiose foi desenvolvida por Lynn Margulis, bióloga e professora na Universidade de Massachusetts, cujo trabalho científico mais importante foi a teoria da origem da mitocôndria e dos cloroplastos em células eucariotas por processos de simbiose*.

*simbiose – relação biológica entre indivíduos onde ambos compartilham benefícios mútuos (ex - a mitocôndria encontra proteção em uma célula maior, em contrapartida, a mitocôndria possibilita a realização de processos respiratórios para a célula maior).

As mitocôndrias localizadas no citoplasma da maioria das células eucariontes possuem genoma (DNA) próprio e são capazes de realizar divisão celular. A função principal desta organela é a obtenção de energia para a célula, daí ser considerada a “bateria da célula”, A energia obtida pelas mitocôndrias é armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato) estas fornecem a energia necessária para as reações celulares.

Segundo esta teoria, a mitocôndria seria um organismo unicelular, provavelmente uma bactéria aeróbica*, que entrou em simbiose com outra célula, originando as células eucarióticas. O cloroplasto, organela fotossintetizante, também seria uma bactéria que encontrou abrigo em uma célula eucarionte, através de simbiose, dando origem a célula eucariótica vegetal.

*aeróbica – respiração que quebra o carboidrato na presença de oxigênio.

A natureza dos genomas e a semelhança das proteínas nestas organelas, com aquelas encontradas nas baterias atuais, sugerem fortemente que a mitocôndria e os cloroplastos, evoluíram de bactérias que foram assimiladas por outras células, com as quais viveram inicialmente em simbiose, dando origem a célula eucariota. Os seguintes fatos provam que as mitocôndrias e cloroplastos tiveram origem em bactérias endossimbiontes:

  • Tanto as mitocôndrias como os cloroplastos possuem DNA bastante diferente do que existe no núcleo celular e em quantidades semelhantes ao das bactérias;
  • Ambos as organelas se encontram rodeados por duas ou mais membranas e a mais interna tem diferenças na composição em relação às outras membranas da célula e semelhanças com a dos procariotas (bactérias);
  • Tanto as mitocôndrias como os cloroplastos possuem genomas muito pequenos, em comparação com outros organismos, o que pode significar um aumento da dependência destas organelas depois da simbiose se tornar obrigatória, ou melhor, passar a ser um organismo novo – a célula eucariótica.

Exercícios resolvidos


1. O retículo endoplasmático rugoso é o local em que ocorre a síntese de:
a) lipídios
b) material inútil à célula
c) proteínas
d) lipídios e RNA
e) carboidratos, lipídios e RNA


2. A passagem de substâncias, por transporte passivo, através de proteínas da membrana plasmática é denominado de:
a) difusão simples
b) difusão facilitada
c) osmose
d) difusão rápida
e) difusão


3. Uma das funções do aparelho de Golgi é:
a) sintetizar proteínas
b) duplicar o DNA
c) absorver nutrientes
d) secreção celular
e) síntese de esteróis


4. Uma das funções do retículo endoplasmático liso é:
a) sintetizar proteínas
b) duplicar o DNA
c) absorver nutrientes
d) síntese de esteróis
e) secreção celular

Referências


AMABIS; Martho. Fundamentos da biologia moderna. 2 ed. Editora Moderna: São Paulo, 1999.