III - Ligações químicas e forças intermoleculares

3.2.1 Tipos de ligações químicas

Clique sobre os tipos de ligações para conhecê-los.

3.3 Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas, mantendo-as unidas, e são bem mais fracas, quando comparadas às forças intramoleculares (ligação iônica e covalente), encontradas entre íons e átomos, que formam a substância.

Essas forças atuam principalmente no estado sólido e líquido das substâncias e são denominadas de forças de Van der Waals.

Clique aqui!As forças intermoleculares influenciam a química de muitas maneiras. Clique aqui.

As forças intermoleculares influenciam a química de muitas maneiras:

  • Elas são diretamente relacionadas a propriedades como ponto de fusão, ponto de ebulição e a energia necessária para converter um sólido em um líquido ou um líquido em um vapor.
  • São importantes na determinação da solubilidade de gases, líquidos e sólidos em vários solventes.
  • Elas são cruciais na determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes, como DNA e proteínas.
  • No estado gasoso, átomos ou moléculas estão relativamente distantes uns dos outros porque as forças entre as partículas não são intensas o suficiente para mantê-las próximas, superando sua energia cinética (energia de movimento).
  • Em líquidos e sólidos moleculares, forças muito mais intensas mantêm as partículas unidas e limitam seu movimento.
  • Em compostos iônicos sólidos, os íons com cargas positivas e negativas são mantidos juntos por atração eletrostática.
  • Em sólidos e líquidos moleculares, as forças entre as moléculas, chamadas forças intermoleculares, são baseadas em várias atrações eletrostáticas que são mais fracas do que as forças entre íons de carga oposta.
  • Na interação intermolecular, ponte de hidrogênio (ligação de hidrogênio) o átomo de hidrogênio fica entre dois átomos pequenos, fortemente eletronegativos, que têm pares isolados de elétrons (F, O, N).

As interações tipo pontes de hidrogênio ocorrem sempre que o hidrogênio estiver se ligando a elemento muito eletronegativo, com par de elétrons livres. É o caso do Flúor, Oxigênio e Nitrogênio.

Exemplo: moléculas de HF (Ácido Fluorídrico)

Exemplo: moléculas de H2O (Água)