III - Tecido epitelial
3.4 Especializações da superfície livre das células epiteliais
A superfície livre de algumas células epiteliais possui modificações com a função de aumentar sua superfície ou mover partículas.
São elas: (Clique nos retângulos a seguir)
Microvilos
São projeções finas e alongadas, como os dedos de uma luva, as microvilosidades estão presentes na superfície livre de células epiteliais especializadas em absorver substâncias.
Elas representam uma estratégia para aumentar a superfície celular, e isso confere maior capacidade de absorção ao apitélio.
As microvilosidades das células do epitélio intestinal, por exemplo, que oferecem uma ampla superfície de contato com os nutrientes, o que garante alta capacidade de absorção.
Os túbulos proximais dos rins possuem centenas de microvilos que também oferecem aumento da superfície de contato para secreção urinária.
Estereocílios
Os estereocílios são prolongamentos longos e imóveis de células do epidídimo e do ducto deferente que na verdade são microvilos longos e ramificados e que, portanto, não devem ser confundidos com os verdadeiros cílios.
Os estereocílios aumentam a área de superfície da célula, facilitando o movimento de moléculas para dentro e para fora da célula.
Cílios e Flagelos
Os cílios são prolongamentos longos e dotados de motilidade, presentes na superfície de algumas células epiteliais. Os cílios estão inseridos em corpúsculos basais situadas no ápice das células, logo abaixo da membrana.
Em organismos vivos, os cílios exibem um rápido movimento de vaivém. O movimento ciliar de um conjunto de células de um epitélio é frequentemente coordenado para permitir que uma corrente de fluido ou de partículas seja impelida em uma direção ao longo da superfície do epitélio. ATP é a fonte de energia para o movimento ciliar.
A estrutura dos flagelos, que no corpo humano estão presentes somente em espermatozóides, é semelhante à dos cílios, porém os flagelos são mais longos e limitados a um por célula.