III - Tecido epitelial


E quais são as suas principais funções?

Clique aqui!

As principais funções dos epitélios são o revestimento de superfícies (por exemplo, na pele), absorção de moléculas (por exemplo, nos intestinos), secreção (nas glândulas), percepção de estímulos (por exemplo, o neuroepitélio olfatório e o gustativo) e contração (exercida pelas células mioepiteliais).
As células epiteliais revestem todas as superfícies externas e internas, tudo o que entra ou deixa o corpo deve atravessar um folheto epitelial.

3.2 As formas e as características das células epiteliais

Qual é a forma das células epiteliais?

Clique aqui!

A forma das células epiteliais varia muito, desde células colunares altas até células pavimentosas - achatadas como ladrilhos, com todas as formas intermediárias entre estas duas.
Praticamente, todos os epitélios estão apoiados sobre tecido conjuntivo.

Clique sobre os numereos que aparecerem a seguir.

Clique aqui! Clique aqui! Clique aqui!

No caso dos epitélios que revestem as cavidades de órgãos ocos (principalmente no aparelho digestivo, respiratório e urinário), esta camada de tecido conjuntivo recebe o nome de lâmina própria.

A porção da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo é denominada de porção basal ou pólo basal, enquanto a extremidade oposta, geralmente voltada para a cavidade ou espaço, é denominada porção apical ou pólo apical; a superfície desta última região é chamada superfície livre.

As superfícies de células epiteliais que confrontam células vizinhas são denominadas paredes laterais.