Todo esse universo cultural é composto de alguns conceitos básicos. Vale à pena dar uma olhada em cada um deles.

Clique sobre cada botão para visualizar os conceitos.

Mudança Cultural: é qualquer alteração na cultura, sejam complexos, padrões ou toda uma cultura, o que é mais raro. Pode ocorrer maior ou menor facilidade, dependendo do grau de resistência ou aceitação.

Difusão cultural: quando culturas vigorosas, tendem a se expandir para outras regiões, sob forma de empréstimo mais ou menos consistente. A difusão de um elemento da cultura pode realizar-se por imitação ou por estímulo, dependendo das condições sociais favoráveis ou não.

Aculturação: processo de fusão de duas culturas diferentes que em contato contínuo originam mudanças nos padrões da cultura de um determinado povo. Geralmente um grupo contribui ou impõe mais do que recebe, originando uma espécie de subordinação ou desvirtuamento cultural.

Endoculturação: processo que estrutura o condicionamento da conduta, dando estabilidade á cultura.

Contracultura: grupos de pessoas que contestam certos valores culturais dominantes e vigentes, opondo-se radicalmente a eles.

Áreas culturais: territórios geográficos onde as culturas se assemelham. Os traços e complexos culturais mais significativos estão difundidos, resultando um modo peculiar e característico de seus grupos constituintes. Ex. Bairro da Liberdade em São Paulo.

Subcultura: variação da cultura total. Meio peculiar de vida de um grupo menor dentro de uma sociedade maior.