Continuando nossa leitura, clique sobre cada botão para visualizar mais alguns conceitos.

Processos Culturais: é a maneira consciente ou inconsciente, pela qual as coisas se realizam, se comportam ou se organizam.

Traços culturais: elementos que permitem a descrição de cultura.

Complexos culturais: consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional; ou ainda, um grupo de características cultuais interligadas, encontrado em uma área cultural.

Padrões culturais: agrupamento de complexos culturais de um interesse ou tema central do qual derivam o seu significado. O padrão de comportamento consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de determinada cultura.

Relativismo cultural: é o oposto do etnocentrismo e nos coloca um desafio importante: em nome do respeito à cultura alheia, devemos considerar que todos os costumes existentes são igualmente legítimos.

Transculturação: processo pelo qual as diversas culturas trocam entre si elementos culturais. Ex. os imigrantes italianos que vieram para o Brasil introduziram na nossa cultura o hábito de comer pizza, comida típica de sua cultura. Em contrapartida, muitos deles aprenderam à apreciar o feijão e o arroz, pratos essenciais da cultura brasileira.

Sincretismo Cultural: consiste na mistura de traços culturais provenientes de culturas diferentes, que tem como resultado um novo complexo cultural. Ex. o candomblé, uma prática afro-brasileira, reúne aspectos do cristianismo e de crenças africanas trazidas pelos escravos para o Brasil.