Cultura das classes populares

No nosso meio muito se fala em cultura popular: Essa pode ser considerada sob 4 visões distintas. Clique sobre cada uma delas.

Visão 1
Visão 2
Visão 3
Visão 4

Alguns veem cultura popular como o conjunto de conhecimentos e práticas vivenciados pelo povo no seu dia a dia (candomblé, carnaval, na feijoada, folclóricos, jogo, na capoeira);

Outros a pensam na perspectiva da espontaneidade, livre de cânones e de leis como (danças, crenças, ditos tradicionais);

Outros a entendem na perspectiva da tradição, sendo que tudo que acontece no país deve ser mantido e preservado imutavelmente; alguns se acomodam numa perspectiva negativista, vendo como cultura popular tudo que não se enquadra na cultura erudita, acadêmica e científica.

Todavia, há aqueles que definem como cultura popular tudo o que é do saber do povo, de produção anônima ou coletiva.

Clique aqui e veja exemplos da cultura popular que no decorrer do processo histórico constituíram-se em verdadeiros símbolos nacionais.

Feijoada: aproveitamento das sobras da mesa e da alimentação dos senhores para alimentar os escravos e que acabou sendo elevada à categoria de prato nacional.

Caipirinha: bebida do roceiro que se tornou presença indispensável à beira das piscinas chiques, nas praias, nos clubes e nas festas urbanas.

Samba: iniciado e praticado nos morros cariocas, reprimido pela polícia, encarado como coisa de malandro, hoje urbanizado e alçado como expressão musical da identidade brasileira.