Quando olhamos para o cenário mundial, nacional, regional e até local, com um pouco mais de atenção, podemos perceber que quanto mais a humanidade evolui e avança, mais ela precisa ser racionalizada e burocratizada (pensamento, reflexão e organização) o que passa por um amplo processo de sistematização, ou seja, organiza-se em todos os níveis e estruturas sempre buscando atender de alguma forma as demandas econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo moderno.
É inegável que o poder atual da mídia tem ganhado proporções antes não imaginadas. A mídia caracteriza-se como poder de produzir sentidos, projetá-los e legitimá-los, dando visibilidade aos fenômenos, acontecimentos de acordo com interesses. A função do repórter não se esgota em estar entre o acontecido e o público. Ele seleciona, enfatiza, interfere por meio de palavras e imagens na construção simbólica dos acontecimentos. A saúde também é fortemente influenciada por estar intervenções, haja visto as reportagens sobre a alimentação, atividade física e o imperativo do "cirpo perfeito". Leia o texto complementar (Dormindo com o inimigo) para debate em sala de aula.
Chegamos ao final de mais uma lição. Para um fechamento perfeito dessa lição, leia os textos complementares e participe das atividades propostas disponíveis no ambiente.
Bons estudos!